História da tatuagem

January 13, 2017

Eai galera, como que vai?

Para o primeiro post com assunto do blog, eu achei justo falar um pouco sobre a história da tatuagem.

Confesso que eu mesma não sabia que a tatuagem estava presente a tanto tempo na humanidade, pesquisei bastante e vou falar dos acontecimentos mais marcantes dessa história.

Todos os registros e vestígios nos levam a crer que a prática de marcar o corpo é tão antiga quanto à própria humanidade. Não se sabe ao certo quando a prática iniciou e nem o local, o vestígio mais antigo encontrado até hoje foi apelidado pelos cientistas de “Ötzi”, uma múmia encontrada congelada há 5.300 a.C, descoberta em 1991 nos Alpes mais precisamente na Itália. Em seu corpo foram descobertas diversas linhas na região das costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés, supõe-se que os desenhos tenham sido criados a partir da fricção de carvão em cortes verticais feitos na pele para fins medicinais. Nas imagens abaixo podemos observar a mão de “Ötzi” ao seu lado a reconstrução de como supostamente ele viveu.

 

Fonte imagem 1: Reprodução/IDW

Fonte imagem 2: Forbes, 2015

 

Entre 2160 a.C. e 1994 a.C. foram encontradas outras múmias de mulheres egípcias que tinham traços e inscrições na região do abdome, o que os cientistas ligaram a uma marca ou ritual de fertilidade.

As tatuagens foram utilizadas por diversas tribos e com finalidades diferentes, como definir status social, realização de rituais, adoração de deuses, alguma punição ou até mesmo para mostrar amor. Além disso, diversos elementos naturais já foram usados para criar as tintas da época, como plantas e leite materno.

Os marinheiros ingleses acabaram por disseminar a prática de marcar a pele com tinta pelo mundo no final do século XIX, por meio de contato com polinésios, eles costumavam reproduzir feras do mar, caveiras, embarcações e assim marcavam as aventuras que viviam em alto mar.

Em 1891 Samuel O’Reilly (imigrante Irlandês que se estabeleceu em Nova York) criou a primeira máquina de tatuagem elétrica, que foi baseada na tecnologia rotativa da caneta elétrica "autographic printing" de Thomas Edison.

A palavra tatuagem tem origem do inglês “tattoo”, que foi criada inicialmente pelo capitão James Cook (navegador e matemático britânico), que escreveu em seu diário a palavra “tattow”, que também era conhecida como “tatau”, uma onomatopeia em referência ao som feito durante a execução da tatuagem.

Em 1959 o dinamarquês e marinheiro Knud Gegersen, mais conhecido como Lucky Tattoo chegou ao Brasil em Santos - SP como o primeiro tatuador profissional a atuar no ramo da tatuagem no Brasil.

Hoje é usada como uma forma mais pessoal de marcar o corpo, seja por vaidade (quem nunca? rs), para marcar uma passagem ou acontecimento importante da vida, é a forma como vemos que ela é hoje.

 

Bora fazer a sua próxima?

 

Até o próximo post!!!!


 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

História da tatuagem

January 13, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 13, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square