HISTÓRIA

MAORI

Os maoris são o povo nativo originário da Nova Zelândia. Para essa população, as tatuagens maori, que na verdade são chamadas de “Ta Moko”, possuem um significado muito além da estética.

Segundo as tradições polinésias, quanto mais nobre for um homem, ou quanto mais posição social ele possui dentro de seu clã, mais o seu rosto será coberto de tatuagens.

O grande diferencial das tatuagens maori são seus desenhos geométricos e tribais que contam a história da pessoa tatuada, os desenhos costumam representar as crenças e mitos mais valorizadas da pessoa, sendo que cada desenho pode representar um sentimento ou característica da personalidade, normalmente possui um significado quase sagrado, um verdadeiro rito de passagem.

O tatuador maori legítimo vai conversar com você para saber sua história de vida, suas características pessoais, seus medos e aspirações. Baseado nisso, ele vai criar um desenho que contenha suas histórias de vida nele “codificadas”.

SÍMBOLOS MAIS USADOS

Pakati:

Imitando os pelos de um cão, o Pakati é um padrão que representa os guerreiros maori, suas batalhas, sua coragem, sua força.​

Hikuaua:

Representando o rabo do peixe cavala, o Hikuaua é o padrão símbolo da região neozelandesa de Taranaki e representa a prosperidade.

Unaunahi:

O Unaunahi é um padrão que representa as escamas dos peixes, simbolizando saúde e abundância.

Ahu ahu mataroa:

Representa o talento e as conquistas atléticas ou esportivas e também pode simbolizar novos desafios. 

Taratarekae:

O Taratarekae (inspirado nos dentes das baleias), juntamente com qualquer outra referência de baleia, simboliza força e sensibilidade.

Koru (espiral):

O Koru significa novos recomeços, crescimento e harmonia, tendo o desenho baseado em uma folha de samambaia sendo desfraldada.

Hei matau (fish hook):

O anzol, para eles, significa principalmente prosperidade, mas também força, determinação e boa saúde.

Torção simples:

O símbolo com uma torção única significa o caminho da vida e, para os maoris, é o símbolo da eternidade.

Torções duplas ou triplas:

Essas torções significam a união de duas pessoas ou de duas culturas por toda a eternidade. O símbolo significa que, mesmo que essas pessoas enfrentem altos e baixos, elas continuarão ligadas pela amizade e pela lealdade por toda a vida.

Manaia:

A Manaia é uma figura antropomórfica com cabeça de pássaro, corpo de homem e rabo de peixe. Esse ser é conhecido como um guardião espiritual com superpoderes que protege o céu, a terra e o mar.

Hei tiki:

O tiki é um talismã maori conhecido por trazer sorte e fertilidade. Ele representa um embrião humano não-nascido e é conhecido por ter uma mente clara, perspicaz, leal e sábia.